Porcentagem de Uso do Linux
É de conhecimento da maioria de usuários de Linux que a grande maioria de servidores de internet usa Linux, com Servidor Apache.
Mas computadores em desktop na sua grande maioria das vez usa Windows.
Em recente noticia no site guiadoharware.net foi noticiado que: Uso do Windows na Internet poderá ser inferior a 90% em 2008, recomend a leitura.
Acredito que isso está ocorrendo em grande parte, além dos motivos citado na noticia, se deve ao fato do crescimento do Mac OS X, que agora usam processadores intel, o que aumentou as ações da Apple na epoca do anuncio e hoje já pode ser sentido no crescimento desse sistema em uso mundialmente.
Graças ao avanço cada vez maior do Linux, principalmente o Ubuntu entre usuarios mais leigos, que não verdade são cerca 90% dos usuários, da popularidade do Linux em subnotebooks e portáteis, a imprensa que divulga o sistema, em especial no Brasil a Folha de São Paulo, e ao baixo aceite do Windows Vista pela grande maioria dos usuários, muito pela lentidão do mesmo e pela boa estabilidade do XP, não justificando a troca, isso se reflete nos planos de downgrade oferecidos por vários fabricantes de Pc´s.
Mas tenho que concordar que esse sucesso se deve em sua maioria ao Mac, mas um detalhe nessa balança vai pesar, o Mac so roda em hardware de maquinas Mac e o Linux roda na maioria de hardware encontrada por ai, "não apenas computadores", outro grande detalhe é o custo do sistema Linux, aliado ao combate a pirataria promovido pelas empresas de software o resultado pode ser previsto, resumidamente, digo que é um crescimento sustentavel, diferentemente do Mac OS X.
Baseado nos dados dos últimos 10 meses da Net Applications, que é uma pesquisa envolvendo cerca de 160 milhões de usuários por mês, fiz uma projeção de uso do Linux de Agosto de 2008 até Janeiro de 2009, quando provavelmente(talvez antes) o Linux vai estar em 1% das maquinas que acessam a internet, excluindo ai o grande dominio do Linux em servidores, principalmente servidores Web.
Eu diria que isso é um futuro promissor.
Grafico feito com BrOffice 2.4
Fonte dos dados: Net Applications
Nenhum comentário:
Postar um comentário