sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Scammer 4 - Seu amor

Como um amor surge tão rápido, a coisa acontece de certa forma a tentar montar todo um cenário, assim como o golpe do bilhete premiado:

O golpista, com jeito de caipira pouco esperto ou de pessoa humilde, pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio de loteria ou outro sorteio.

As vítimas típicas são pessoas idosas, às quais é mostrado o bilhete premiado (forjado ou falso), juntamente com um documento da Caixa Econômica Federal (também falso ou forjado) constando o número do bilhete premiado e o valor do prêmio.
Se for concurso tipo "mega sena" será mostrado um comprovante dos números sorteados (verdadeiro ou falso) e um falso bilhete com aposta nos mesmos números.
Às vezes eles apresentam um verdadeiro bilhete com aposta nos numeros ganhadores de um concurso anterior (veja exemplo abaixo), e um comprovante dos numeros sorteados naquele concurso, contando com a falta de atenção da vítima quanto ao número do concurso.
Em alguns casos o bilhete é forjado com o número de um bilhete que realmente ganhou, assim o documento para comprovar o sorteio não precisa ser falsificado (pode ser um jornal).

A caminho da Caixa Econômica, e depois de muita conversa, o golpista propõe à vítima de lhe vender o bilhete premiado por uma fração do seu valor.
Em alternativa poderá apresentar a proposta como um pedido de ajuda para resolver problemas. Ajuda na qual a vítima supostamente sairia ganhando.
Para justificar a generosa oferta dirá que tem pressa porque o ônibus para sua cidade parte em 15 minutos, que esqueceu ou perdeu os documentos (e não pode retirar o prêmio), que está desorientado com a burocracia ou com a "cidade grande", que é analfabeto, que tem alguém esperando ele, que a mãe dele está no hospital etc...

Se a vítima cair nesta conversa sacará o dinheiro da própria conta bancária e o entregará ao golpista em troca de um bilhete que não vale nada. Existem casos onde o golpista, em vez de dinheiro (que pode não estar disponível na conta da vítima), aceita valores como jóias etc...

Existem variantes onde, para pressionar ou incentivar a vítima a ir sacar seu dinheiro no banco, no meio da conversa com o golpista que oferece o bilhete, aparece um comparsa se dizendo pronto a comprar o bilhete (aí a vítima pode achar que está perdendo um bom negócio), ou se oferecendo como sócio da vítima na compra do bilhete e mostrando parte do dinheiro necessário, ou ainda, prestativo, ajuda, ligando com o seu celular, a verificar que o bilhete é mesmo "premiado" !! (sic)

Voltando ao caso de Stella temos:

Tradução:
Senti-me feliz como hoje eu estava lendo seus e-mails para ver que você tem contato com o banco para a transferência, por favor, tente se manter em contato comigo para mim saber a resposta do banco para você,
Querido eu sou grato por tudo que você tem feito para me ajudar nesta situação miserável que eu encontrei a minha própria, eu não sei o que vai usar as palavras para lhe agradecer, eu estou feliz neste momento, e graças a Deus que me deu alguém como você porque eu vi que eu vou sair daqui logo em conhecê-lo a valorizar e compartilhar todo o meu amor com você.
Estou enviando meus beijos e meu coração para você
Eu te amo e sempre te amo com todo meu coração e estará esperando por seu e-mail.
Yours in love Stella.

Mensagem original:
I felt happy today as i was reading your mail to see that you have contacted the bank for the transfer, please try keep in touch with me for me to know the bank response to you,
Darling i am grateful for all you have been doing to help me in this miserable situation i found my self, i don't know the words i will use to thank you, i am happy this time and thank God who gave me someone like you because i have seen that i am going to come out of here soon to meet you to cherish and share all my love with you .
I am sending my kisses and my heart to you
I love and will ever love you with all my heart and will be waiting for your mail.
Yours in love Stella.

Nenhum comentário: